- Área: 745 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Renzo Rebagliati
-
Fabricantes: Casa Rosselló
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa consistiu em um projeto de remodelação e ampliação para uma casa de uso temporal localizada sobre a ladeira do morro que defina a baía do balneário de Ancón, distrito que está a 43 km ao norte de Lima no Peru.
Os clientes pertencem à terceira geração da mesma família que possui a casa . O objetivo foi resgatar e valorizar o projeto original de seus avós.
Esta casa foi originalmente projetada em 1958 pelo arquiteto suíço Theodor Cron , cuja produção arquitetônica tornou-se uma das principais referências da arquitetura moderna peruana.
O projeto original utiliza uma linguagem com elementos horizontais, que formam espaços com alturas singulares, mas garante uma continuidade espacial suave entre o interior e exterior; através de transições sutis de baixas alturas, parapeitos e longos planos horizontais e verticais.
Esta proposta de composição não lida corretamente com vistas para a baía de diferentes ambientes da casa. Os materiais reforçam estas relações espaciais, o revestimento de certas paredes foi feito com pedras naturais obtidas a partir das escavações da colina para a construção do projeto.
Estratégia
A nova proposta deve respeitar as qualidades do projeto original e foi considerado primordial, antes do projeto, estudar os planos originais e estender a documentação sobre a obra do arquiteto Theodor Cron, para entender a melhor maneira possível de intervir no edifício existente .
A abordagem começa por libertar o edifício de todas as extensões e modificações que não estavam no projeto original, para depois consolidar a proposta original e resgatar os elementos essenciais que a definiram.
A renovação centrou-se na adequação das áreas de serviço de acordo com os novos sistemas , equipamentos e demandas dos clientes, bem como acabamentos atualizados, onde foi compreendido que os novos materiais utilizados deveriam ser neutros para não competir com os materiais existentes.
A ampliação é definida a partir dos requisitos dos clientes de novos ambientes sociais e de lazer , para as diferentes atividades durante os fins de semana. O programa adicional inclui um novo terraço para o nível dos quartos, uma nova piscina e um terraço . Um terceiro e quarto níveis são, assim, criados para os serviços técnicos complementares.
O projeto segue as diretrizes estabelecidas pelo projeto original, utilizando muros baixos nos terraços e superfícies horizontais longas, mas reinterpretando e adaptando-os ao perfil do entorno do terreno, bem como palmeiras e outras árvores existentes. A linguagem da composição é reforçada através da utilização de pedra natural local em revestimentos .
Nas áreas privadas da casa buscou-se reforçar o caráter de espaços mais íntimos, com aberturas menores e novas paredes com persianas de madeira que controlam as vistas do lado de fora. Ao contrário das vistas panorâmicas sobre a área social, as vistas dos dormitórios são direcionadas para pontos específicos da baía.